Mulher tenta levar drogas ao presídio
Uma mulher foi detida nesta quarta-feira quando tentava entrar no Presídio de Itabuna com 181 gramas de maconha. A droga estava no cós da calça da suspeita e foi encontrada com a ajuda de uma máquina que escaneia o corpo de quem visita a unidade. Ela iria passar a droga para um detento.
Presa em flagrante, a mulher foi apresentada no Complexo Policial de Itabuna, que registrou a ocorrência. A prisão ocorreu menos de 24 horas depois dos protestos de familiares de detentos do Conjunto Penal de Itabuna. Feitos ao longo de quase toda a terça-feira, os atos bloquearam os principais acessos do município por até 10 horas.
Durante os protestos, os manifestantes acusaram a administração do presídio de cometer abusos, a exemplo de uma suposta suspensão de visitas de forma arbitrária. Também reclamaram de ser impedidos de entregar alimentos e roupas aos presos. A tentativa de traficar droga pela mulher mostra porque a medida é necessária.
As manifestantes ainda denunciaram suposto uso desproporcional da força contra os custodiados. Traduzindo, força contra detentos que se rebelam. Desde o mês passado, a segurança do presídio ganhou o reforço do Grupo Especial de Operações Prisionais.
Na primeira investida do Geop, ainda em agosto, quatro detentos foram transferidos de Itabuna para o Presídio de Serrinha. Responsável pelo Conjunto Penal, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização negou irregularidades na gestão do estabelecimento.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
