MP manda prefeito exonerar o filho
O Ministério Público da Bahia recomendou que o prefeito de Canavieiras, Paulo Carvalho, exonere o filho, Ilan Vieira Carvalho, do cargo de coordenador do atendimento odontológico da rede municipal de saúde. Ele exerce a função desde novembro de 2023, quando o pai ascendeu ao comando da Prefeitura.
Responsável pela recomendação, a promotora Alice Inácio constatou que o filho do prefeito ocupa cargo de livre nomeação, o que configura nepotismo. Para o MP, a nomeação e a permanência de Ilan ferem os princípios da moralidade e impessoalidade da administração pública, previstos no artigo 37 da Constituição Federal.
A Primeira Promotoria de Justiça de Canavieiras identificou que Ilan Vieira Carvalho é o único dentista contratado pelo município e recebe cerca de R$ 2.400 por mês. Conforme o MP, a permanência do servidor no cargo "compromete a credibilidade da gestão e a confiança da população no sistema público de saúde".
A recomendação estipula um prazo de 10 dias úteis para que o prefeito exonere e mande ao MP a comprovação oficial. O órgão ainda sugeriu que prefeito e filho firmem um Acordo de Não Persecução Cível, com o objetivo de ressarcir os salários recebidos como gratificação, pela coordenação odontológica, desde novembro de 2023.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
