Itabuna promove os cuidados mentais
A Secretaria de Gestão e Inovação de Itabuna abriu, nesta terça-feira, a Campanha Setembro Amarelo, destinada à prevenção ao suicídio. O objetivo é incentivar o diálogo sobre saúde mental entre os servidores municipais. Neste ano o lema é “Se precisar, peça ajuda!”
Na abertura da atividade, o secretário Antônio Calhau afirmou que o Setembro Amarelo é um esforço de valorização da vida. “Temos a preocupação de não apenas cuidar de aspectos técnicos, mas de cuidar da saúde mental do servidor”. Ele afirmou que, para atender bem os cidadãos, os servidores precisam estar saudáveis.
No encontro, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais ressaltaram a necessidade de preservação da saúde mental. Além disso, destacaram que o suicídio é um problema de saúde pública, com impactos nas famílias e na sociedade. O advento da "pandemia", com restrições nunca vistas de isolamento, piorou bastante o cenário.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem mais pessoas como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama. O número de mortes desse tipo também é maior do que o de guerras e homicídios. Qualquer pessoa pode pedir ajuda pelo telefone 188, do Centro de Valorização da Vida, que funciona 24 horas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
