Itabuna debate futuro do saneamento

Nesta quinta-feira, a Prefeitura de Itabuna e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas apresentaram os possíveis cenários do Plano Municipal de Saneamento Básico durante a segunda oficina dedicada ao trabalho. A atividade ocorreu em uma faculdade particular, no Nova Itabuna.

Para um auditório lotado, os técnicos falaram sobre serviços de limpeza e drenagem urbana, abastecimento de água e esgoto. Foram mostrados cenários conservador, otimista e ideal, com metas, ações e valores para atender às necessidades de Itabuna nos quatro eixos, com projeções do crescimento de sua população de 2025 a 2045.

Mesmo com avanços com as etapas um e dois do Projeto Mais Água para a Cidade, os técnicos estimam a necessidade de mais investimentos no abastecimento de água, diante da vulnerabilidade hídrica em decorrência das mudanças climáticas, fragilidade da infraestrutura e elevadas perdas, de até 46%.

No serviço de esgotamento sanitário, a Fipe sinaliza que o atual tratamento é inadequado. Há necessidade de separação das redes de drenagem e de esgoto, melhoria e expansão de redes coletoras e de estações de tratamento, tratamento do lodo e otimização da gestão, além da elevação do tratamento para 96% a partir de 2031.

7:25 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro