Ilhéus passa a pagar o vale em espécie
O prefeito de Ilhéus, Valderico Reis Jr, sancionou a Lei 4353/2025, que autoriza a Prefeitura a pagar o vale-alimentação dos servidores municipais em dinheiro, de forma extraordinária, enquanto houver impedimento ao uso do cartão magnético. A legislação foi publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial.
A nova lei assegura que o pagamento, de modo excepcional, em dinheiro, não altera a natureza indenizatória do auxílio-alimentação. Significa que o valor não será computado para efeitos de tributação e contribuição previdenciária, por exemplo. O problema foi causado por uma investigação iniciada em São Paulo.
A polícia paulista descobriu uma série de empresas lavando dinheiro para o PCC e chamou a Receita Federal e a PF para ajudar. Entre essas empresas estava o BK Bank, usado no pagamento do vale-alimentação ilheense. Os recursos do banco foram bloqueados pela Justiça Federal no curso da Operação Carbono Oculto.
Após o bloqueio das contas do BK Bank, supermercados de Ilhéus deixaram de receber o cartão usado pelos servidores da Prefeitura e da Câmara, que rescindiu o contrato. O BK Bank era usado também por dezenas de órgãos do regime de Lula da Silva (PT). Os Correios, por exemplo, não podem receber pagamento em cartão por isso.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
