Homicídios de SC são 10% dos da Bahia

Enquanto a Bahia, estado mais perigoso do país, tem em média mais de 300 homicídios por mês, Santa Catarina alcançou o menor índice de homicídios dos últimos 18 anos para o mês de agosto, apenas 33 casos, uma redução de 17,5% sobre 2024, quando ocorreram 40 homicídios. Em relação a 2008, a queda chega a 54,2%.

“Nossa missão como Estado mais seguro do País é garantir, todos os dias, ainda mais segurança pra cada um dos 8 milhões de catarinenses. Nossos policiais já são os mais preparados, e agora estamos atuando para que sejam os melhores equipados e com as melhores tecnologias no combate ao crime”, afirma o governador Jorginho Mello.

Os dados mostram que, desde 2018, SC vem se superando, ano a ano, em relação à taxa anual de homicídios, garantindo, nos últimos sete anos consecutivos, o primeiro lugar em Segurança Pública no Ranking de Competitividade do Estados. Santa Catarina também obteve a menor taxa de homicídios de toda a série histórica.

Nos primeiros seis meses de 2025, a redução em alguns municípios foi ainda maior, como no caso de Balneário Rincão, na região Sul, que registrou queda de 100% no indicador. Também se destacaram São Francisco do Sul (-83%), Itajaí (-70%), Navegantes (-65%) e Balneário Camboriú (-55%).

Embora tenha aumentado o número de casos em relação a julho, que teve um resultado excepcional de 23 homicídios, esta foi a redução mais expressiva para agosto em quase duas décadas. Foi o terceiro mês consecutivo em que o Estado alcançou resultado recorde na redução de homicídios em 2025.

“Com o reforço de pessoal e equipamentos, estamos avançando de forma inédita nas principais demandas. O indicador de homicídios é o principal utilizado pela ONU para medir a violência em níveis global, regional e nacional. Portanto, estamos no caminho certo," afirmou o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

Entre os crimes que compõem o indicador de mortes violentas intencionais – homicídio, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção legal de agente do Estado (MILAE) – a redução de latrocínios também teve destaque no mês de agosto, com queda de 75% em relação ao mesmo período em 2024.

Roubos e furtos também apresentaram diminuição significativa, se comparados ao ano anterior. O indicador de roubo reduziu 9%, o índice de furto caiu 11,1%, e furto de veículos diminuiu em 5,5%, se comparados ao mês de agosto de 2024. Por fim, o Estado contabilizou redução de 11,8% nos crimes de estelionato.

7:23 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro