Faltosos prejudicam o SUS em Ilhéus
A Secretaria de Saúde de Ilhéus vem enfrentando um problema que afeta todos os usuários do SUS na cidade, a quantidade de pessoas que confirmam um exame ou consulta agendados mas não aparece. "Isso gera grandes prejuízos para o funcionamento da rede e para outros usuários", conta Daniele Machado, supervisora da Regulação.
Ela explica que, quando a pessoa não comparece, sem aviso prévio, a vaga é perdida. “Isso significa que outra pessoa, que estava aguardando na fila, deixa de ser atendida. Em casos como ressonância magnética, que tem uma demanda muito grande, se dez pacientes faltam, são dez oportunidades desperdiçadas para quem realmente precisa".
Quando o paciente avisa com antecedência mínima de 24 a 48 horas, a vaga pode ser repassada a outro usuário, evitando desperdícios e contribuindo para diminuir as filas. “Nos casos de cancelamento, conseguimos reaproveitar a vaga. Mas quando há falta sem aviso, não há como reagendar em tempo hábil, e a oportunidade é perdida”.
Nos últimos nove meses, a Secretaria de Saúde conseguiu avanços na redução das filas de exames e consultas. Várias demandas reprimidas, de anos anteriores, já foram zeradas. É o caso, por exemplo, de procedimentos como o ecocardiograma. A fila para ressonância magnética também vem sendo reduzida gradualmente.
“Com relação aos exames de ecocardiograma e tomografia, já conseguimos zerar a demanda reprimida dos anos anteriores. No entanto, volta e meia aparecem pacientes alegando estar aguardando exames de ecocardiograma ou tomografia de 2023 ou 2024," conta Daniela, que explica a situação.
"Muitas vezes a Regulação tenta contato para agendar, mas não obtém retorno, seja por mudança de telefone ou por dificuldades no contato direto. Para evitar esse tipo de situação, a orientação é que os pacientes que aguardam exames de ecocardiograma ou tomografia desses períodos procurem a unidade de saúde onde marcaram o exame".
Segundo Daniela, "o marcador poderá verificar no sistema e regularizar a situação, garantindo que o paciente seja priorizado no agendamento. Dessa forma, conseguimos manter a organização da fila, dar transparência ao processo e assegurar que todos tenham acesso ao atendimento de forma justa.”
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