EUA condenam perseguição a Bolsonaro
Obscura e extremamente séria. É como a diplomacia dos Estados Unidos está tratando a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou, na quinta, o presidente Jair Bolsonaro (PL) por crimes ligados a uma fantasiosa “trama golpista” parta derrubar o governo de Lula da Silva (PT).
Este posicionamento foi exposto nesta sexta-feira (12) pelo subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie. “Ontem, quatro dos cinco ministros da Suprema Corte do Brasil votaram pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos de prisão".
"Esta decisão é um novo marco decisivo na ampla censura e perseguição do abusador de Direitos Humanos sancionado, Juiz Moraes, mirando Bolsonaro e seus apoiadores. Nós tratamos este avanço obscuro com extrema seriedade”, afirmou o oficial sênior da Diplomacia dos EUA.
A pena imposta pela Primeira Turma do STF, por 4x1, é a mais rigirosa entre ex-presidentes já condenados no Brasil. Sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, a pena é maior que a aplicada ao presidente Lula (PT), por corrupção, num processo farto de provas e condenação em três instãncias.
O petista foi condenado em duas ações penais, totalizando 26 anos de prisão. Esses processos, junto a outros dois, foram posteriormente anulados por decisão monocrática de Edson Fachin (STF). A pena também) é mais rigorosa do que a aplicada a Elize Matsunaga, que assassinou e esquartejou o marido.
Condenada em 2016 pelo assassinato do marido, o empresário Marcos Matsunaga, Elize teve pena aplicada de 18 anos e 9 meses de prisão por homicídio qualificado. Em 2019, a pena foi reduzida pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), passando para 16 anos e três meses. Hoje está solta. Com Diário do Poder
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
