Equipe desobstrui comportas do Cachoeira
A Secretária de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna e a empresa RCI Construção e Meio Ambiente iniciaram a limpeza e a desobstrução das comportas do Rio Cachoeira. O objetivo do trabalho é remover baronesas e outros materiais, a exemplo de troncos de árvores.
De acordo com a Prefeitura, o serviço é necessário para o avanço da construção da nova ponte sobre o Cachoeira, que ligará a avenida Amélia Amado ao bairro Conceição. Segundo o engenheiro Gabriel Abílio, da Siurb, a limpeza facilita estudos precisos do solo, como a mediação da profundidade do rio em diferentes pontos.
Também reforça a segurança e facilita o transporte de materiais e equipamentos usados na obra. “Com as comportas limpas, a gente reduz o impacto ambiental e contribui para a boa qualidade da água e do ecossistema, o que permite a obra estar em conformidade com as exigências ambientais”, disse o engenheiro.
A engenheira civil Jéssica Chaussê, da RCI, responsável por construir a ponte, explicou que a liberação do fluxo deve abaixar o nível do Cachoeira em até 30 centímetros. Isso facilitará a construção das fundações da ponte. A profissional também enfatizou o efeito positivo para a prevenção de enchentes.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
