Vereador mostra o descaso dos bancos
Nesta quinta-feira, Dia do Bancário, o Conexão Morena, da Morena FM 98, recebeu o vereador e líder sindical Paulinho do Banco. Ele falou sobre as comemorações da categoria, mas também apontou os problemas enfrentados por clientes e trabalhadores das instituições financeiras.
Conforme o parlamentar, enquanto faturam bilhões de reais, os bancos precarizam as condições de trabalho e fecham agências, dificultando o acesso de parte da população. Segundo Paulinho, o fechamento de agências prejudica as cidades pequenas, especialmente na zona rural, que têm maior dificuldade para usar a internet.
Para ele, os banqueiros ignoram esse tipo de impacto socioeconômico. O vereador defendeu que a legislação nacional evolua para obrigar os bancos a atender as necessidades de toda a população. Paulinho revelou que a pejotização já é uma realidade nos bancos privados.
"O colega bancário tem que fazer o CNPJ, mas tem que se submeter, do ponto de vista da jornada, da subordinação e da remuneração, como se fosse um funcionário, mas não recebe os direitos do funcionário", denunciou. O fechamento de agências no sul da Bahia, a pejotização e demissões serão tema de audiência pública.
Ela será realizada, nesta sexta-feira, às 14 horas, na Câmara de Itabuna. Autor do requerimento da reunião, Paulinho convidou a sociedade a participar e contribuir com a luta em defesa de um sistema bancário que atenda às necessidades dos clientes e valorize os trabalhadores.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
