Túnel de Santos terá VLT e ciclovia
O Túnel Imerso Santos–Guarujá, primeiro do tipo no Brasil, será um marco em mobilidade inteligente. O projeto prevê três faixas de rolamento por sentido, sendo uma reservada ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), passagem para pedestres e ciclistas, além de galeria de serviços.
A concepção multimodal coloca a Baixada Santista na rota da mobilidade do futuro. O projeto recebeu neste mês a licença ambiental prévia da Cetesb, etapa fundamental para a viabilização do leilão, em setembro. O documento reconhece os impactos positivos do projeto na integração urbana e no transporte sustentável da região.
Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é feita por balsas, que levam cerca de 18 minutos por travessia, mas estão sujeitas a filas e variações na operação. Pela estrada, o deslocamento pode chegar a 1 hora. Com o túnel, o trajeto será feito em até 5 minutos, beneficiando diretamente os mais de 720 mil habitantes dos dois municípios.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto terá aporte público de R$ 5,1 bilhões, dividido entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal. O contrato de 30 anos abrangerá construção, operação e manutenção. A obra terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos.
Os módulos de concreto pré-moldados serão instalados no leito do canal portuário, uma técnica já consagrada em países da Europa e da Ásia. O leilão será realizado no dia 5 de setembro, às 16h, na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, com entrega de propostas até 1º de setembro, às 10h.
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