Sulbaianos são ouro e prata na canoagem
Mesmo sem o campeão Isaquias Queiroz, que desistiu devido a uma gripe, o sul da Bahia mostrou que domina a canoagem mundial. Eles trouxeram mais duas medalhas para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, realizados no Paraguai. Lorrane Santos Souza, de Ubatã, foi medalha de ouro.
Já Mateus Nunes Bastos dos Santos, de Itacaré, garantiu a prata para a equipe brasileira na Canoagem Velocidade. Pela manhã, Lorrane Santos venceu a eliminatória do C1F500m com o tempo de 2:15.31. Com isso, avançou direto para a final. Ao meio-dia, voltou ainda mais forte e cruzou a linha de chegada com o tempo de 2:12.59.
Foi a segunda medalha da canoísta de Ubatã nos Jogos. A primeira foi de bronze, conquistada ontem. Quem também conquistou a segunda medalha nos Jogos Pan-Americanos Júnior foi Mateus dos Santos. Depois da prata no C1 1000m, o atleta voltou a subir ao pódio, desta vez no C1 500m masculino.
Com o tempo de 1:51.44, o atleta de Itacaré ficou a apenas 0.03 milésimos de segundo do primeiro colocado, garantindo mais uma medalha de prata para o país. “Foi uma prova muito disputada. Dei meu máximo e fiquei por muito pouco do ouro, mas estou feliz por colocar novamente o Brasil no pódio," destacou Mateus.
Além de Lorrane Souza e Mateus Santos, a Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade disputa os Jogos Pan-Americanos Júnior com Maria do Livramento de Sousa Cunha (do Piauí), Lucas Espírito Santo Santos (Itacaré). A equipe conta ainda com os treinadores Figueroa Conceição e James Corrêa.
Os atletas brasileiros voltam a competir neste sábado. Maria do Livramento e Lorrane Souza disputam o C2F500m; Lucas e Mateus entram no C2M500m. Ainda no sábado. Lucas se junta a Lorrane no C2 Misto 500m, prova que marcará o encerramento da canoagem brasileira na competição.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
