SC vai ganhar o oitavo grande porto

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu nesta segunda-feira executivos da cooperativa Coamo, do Paraná, para uma reunião onde foi feito o anúncio de um oitavo porto no estado. A intenção é começar a operar o terminal em Itapoá no início de 2030.

O grupo está investindo R$ 3 bilhões no espaço de 43 hectares, que vai contar com três berços de atracação com previsão de movimentar 11 milhões de toneladas por ano.

“Eu não tenho dúvida que será um passo gigantesco para Santa Catarina. Nós vamos para o oitavo porto. Veja bem o tamanho que nós somos e a quantidade de portos. Nós somos o campeão do Brasil. Isso para Santa Catarina é música. É por isso que eu digo que vale a pena a gente trabalhar muito e sério, que os resultados acontecem".

"É um grande investimento, uma transformação somando com a Baía da Babitonga que nós vamos dragar lá em São Francisco. Isso é um corredor de importação e principalmente de exportação. É uma conquista maiúscula de Santa Catarina”, afirmou o governador.

A Coamo já opera no Porto de Paranaguá, no Paraná, mas sofre com frequentes filas para escoar a produção de grãos como soja, milho e trigo, fruto do trabalho de 32 mil cooperados. O presidente da cooperativa, Airton Galinari, revelou que o ambiente de negócios de Santa Catarina foi fundamental para a escolha do local.

Ele destacou as iniciativas do Governo do Estado, como o aumento da profundidade da Baía da Babitonga e as duplicações da SC-416 e SC-417. O novo espaço vai contar com terminais de GLP, granéis, líquidos combustíveis e fertilizantes. “Esse é um sonho dos nossos produtores," afirmou.

"Nós já temos dois terminais em Paranaguá, onde escoamos quase 5 milhões de toneladas por ano. É o maior exportador do Paraná e a maior empresa também. E sentimos a necessidade dessa expansão porque tem negócios que a gente não consegue fazer. Aqui já é um projeto diferente, que estamos trabalhando já há quase 10 anos".

"E os projetos que estão em andamento em SC, de duplicação das rodovias, já daria essa malha de atendimento, que é fundamental para que a gente possa ter esse escoamento, já que esse terminal pode movimentar até mil caminhões por dia. Isso nos motiva a escolher Itapoá”, explica Airton Galinari.

A previsão é de que sejam contratados 2 mil trabalhadores para as obras e que a operação do porto, quando pronto, gere 1.000 vagas de emprego. O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, argumenta que a novidade é resultado da vocação catarinense para a logística.

“Santa Catarina já era o único estado do Brasil que tinha seis portos, agora nós podemos falar que Santa Catarina vai ter oito portos, porque o sétimo já está em pré-teste, que é o Terminal Graneleiro de Santa Catarina, o TGSC. E para nossa alegria agora vem a Coamo, maior cooperativa do Brasil, que fatura mais de R$ 30 bilhões", destacou.

5:29 PM  |  


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sao pedro