Salvador sedia a olimpíada de robótica

Nos dias 29 e 30 de agosto, o SESI Retiro, em Salvador, será palco da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A competição reúne estudantes e equipes de garagem em desafios que simulam situações reais de resgate e estimulam carreiras na área de STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática).

A competição é disputada por equipes de até quatro estudantes, organizadas em três níveis: Nível 0 (N0), para alunos do 1º ao 3º do fundamental; Nível 1 (N1) para estudantes do 1º ao 8º do fundamental; e Nível 2 (N2), voltado para aqueles que estão entre o 8º e 9º anos do Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico Integrado.

Ao longo dos anos, o evento cresceu. Em 2015, reuniu 86 equipes contra 176 em 2025, com mais de 600 estudantes inscritos. As disputas acontecem nas categorias Robótica de Resgate, na qual o robô deve superar obstáculos para localizar uma vítima, e Robótica Artística, de performances criativas envolvendo interação entre robôs e humanos.

Os vencedores da etapa estadual garantem vaga na Etapa Nacional, que será realizada de 13 a 19 de outubro, no Espírito Santo. A OBR, que é uma olimpíada científica nacional e gratuita, utiliza a robótica como instrumento de ensino e aprendizado.

“O evento aproxima a comunidade da robótica. Aqui é possível ver robôs construídos com Lego, Arduino e até sucata. Isso mostra que qualquer estudante pode se inserir nesse universo. Muitos jovens que não se saem tão bem em provas tradicionais se descobrem na robótica," diz Fernando Moutinho, gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia.

A competição exige preparo, estratégia e capacidade de adaptação dos estudantes. “Na Categoria Resgate, eles não conhecem a arena, ou seja, não sabem previamente qual será o trajeto. É como numa situação de resgate: você não sabe o que vai encontrar. Isso exige sensores bem calibrados, programação ajustada e tomada de decisão rápida”.

O professor reforça que o evento vai além da disputa entre equipes e se consolida como um espaço de descoberta e aproximação entre estudantes, comunidade e entre professores, que acabam provendo uma rede de conhecimento e trocas dentro do universo da robótica.

11:08 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro