Salvador debate as doenças reumáticas
Estima-se que as doenças reumáticas afetam mais de 15 milhões de brasileiros, com muitas dores e afastamento do trabalho. Entre as principais estão artrite reumatoide, osteoartrite, espondiloartrites, artrite psoriásica, lombalgia, lúpus, fibromialgia, osteoporose, gota, febre reumática, vasculites, doença de Sjögren e de Behçet.
Para debater essas doenças, especialistas se reúnem em Salvador de 17 a 20 de setembro, no 42º Congresso Brasileiro de Reumatologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e a Sociedade Baiana de Reumatologia (SOBARE), esperando reunir mais de 2 mil congressistas.
Médicos, pesquisadores e profissionais da saúde vão discutir temas como inovação, educação médica, políticas de saúde, avanços no diagnóstico e tratamento das doenças reumáticas e as novas abordagens no cuidado ao paciente.
Profissionais dos Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Argentina, Panamá e Colômbia apresentarão os principais avanços mundiais da especialidade. São referências em pesquisas e atuantes em centros de excelência, conta a diretora científica da SBR, Licia Mota.
Para ela, esse compartilhamento de informações é fundamental. “Nessa edição, contaremos com especialistas de excelência da reumatologia brasileira em conjunto com os grupos mundiais mais expressivos da atualidade para discutir os avanços e a prática clínica no dia a dia do reumatologista”, afirma.
O diretor científico Gustavo Behrens diz que “estamos acrescentando ideias e formatos inovadores, ressaltando o convite aos jovens reumatologistas que vêm se destacando em suas áreas. Procuramos manter os formatos tradicionais, mas acrescentando, tudo isso com um jeito descontraído e criativo, típico do baiano”.
Nos dias 17 e 18, ocorrem o 10º Encontro Nacional de Pacientes e o 62º Curso de Educação em Saúde sobre Doenças Crônicas. Paralelos ao congresso, eles são voltados a pacientes e familiares, discutindo informações atuais, esclarecendo dúvidas e orientando pacientes reumáticos nas suas condições e doenças.
Nos dois dias, a programação terá início às 9h e segue até as 16h. A abertura será conduzida pelo presidente da SBR, Dr. José Eduardo Martinez, e pela coordenadora da Comissão de Relação com Pacientes, Dra. Wanda Heloisa Ferreira. O Encontro Nacional de Pacientes e o Curso de Educação em Saúde sobre Doenças Crônicas são gratuitos.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
