Penitenciária dá exemplo com doações
A Penitenciária Dr. Sebastião Martins Silveira, de Araraquara/SP, dá um exemplo de ocupação dos detentos aliada à promoção social. Ela tem um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Agricultura e participa do programa local “Colhendo Dignidade”, com uma horta comunitária;
A produção da horta é destinada ao Banco Municipal de Alimentos, que faz doações para 42 entidades assistenciais, beneficiando mais de 4.500 pessoas pobres e subnutridas. Em um ano, já foram produzidas 12 toneladas de alimentos para entidades assistenciais.
A iniciativa envolve o cultivo e a manutenção de uma horta de 3.600 m², na área interna do estabelecimento penal. Já participaram do projeto 40 detentos, de forma rotativa, que produzem mais de 16 espécies de olerícolas, entre elas alface, couve, cebolinha, salsinha, rúcula, chicória, cenoura, brócolis e beterraba.
Para o Chefe de Departamento Alexandre Ricardo Razera, os benefícios se estendem além do cultivo. “Traz aos privados de liberdade o conhecimento, a forma e a técnica no manuseio das hortaliças, sem contar com os dias remidos que ajudam a diminuir suas penas e uma profissão a seguir”.
Razera destaca que, ao transformar um espaço antes inutilizado, o Projeto de Horta Comunitária mostra como a ressocialização eficaz pode ser alcançada por meio de educação, do trabalho e da parceria institucional. "É um exemplo inspirador de que, onde há oportunidade, há transformação".
O projeto Horta Comunitária surgiu durante uma reunião de correição conduzida pelo Juiz Corregedor José Roberto Bernardi Liberal. Ativo há um ano, o projeto tem como objetivo oferecer aos presos conhecimento técnico por meio de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural sobre o cultivo de olerícolas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
