Palestra mostra o potencial de Ilhéus

Um dos destaques da 5º Semana de Inovação de Ilhéus é de Campinas/SP, porém morou 13 anos na cidade e fez parte da equipe do jornal A Região. A jornalista Sabrina de Branco, que se formou pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), hoje é vice-presidente global de Sustentabilidade do Grupo Domtar.

O grupo trabalha com produtos à base de fibras, como papéis especiais, papéis para embalagens, celulose e não-tecidos. No Brasil ele atua através da Paper Excellence. Sabrina fez a palestra de abertura, na segunda-feira, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

A palestra, que abordou a possibilidade de transformar Ilhéus num "Vale do Silício", trouxe um diagnóstico positivo do potencial, identificou desafios coletivos e explicou como a região do Vale do Silício, na Califórnia (EUA), concentra empresas de tecnologia e coopera com Estado, universidades e o mercado.

O governo investiu pesado em financiamento e universidades como Stanford e Berkeley alinharam sua formação com as necessidades do mercado, gerando a mão de obra ideal para ele. “A universidade começou a conectar os pontos," explicou Sabrina em sua palestra.

"Eles criaram uma área enorme ao lado do campus e começaram a chamar as empresas e falar: você precisa de que mão de obra? Engenheiro de quê?”, contou. "Inovar não é necessariamente importar algo novo, mas transformar o que já é nosso em algo de valor global,” defendeu.

Para ela, é preciso perceber como um sistema de inovação pode criar as condições para produtos inovadores a partir dos ativos locais, como os chocolates finos do sul da Bahia e a Avatim, indústria de cosméticos fundada em Ilhéus que se tornou uma referência nacional no setor.

Sabrina destacou que, apesar do potencial, Ilhéus precisa de uma sintonia entre agentes políticos, econômicos, acadêmicos e da sociedade. “Ilhéus tem ativos incríveis. Marcas premiadas de chocolate, berço de produtos diferenciados, fazendas históricas, escritores renomados, universidades de ponta, centros de pesquisa e inovação, polo industrial, clima agradável, biodiversidade, mas falta uma estratégia unificada”.

A própria Semana de Inovação é um passo nesta direção. “Viemos nos conectar com pessoas que têm conhecimentos diferentes, ideias diferentes, e aqui nós vamos produzir a Ilhéus do futuro, as empresas do futuro, porque é neste momento que a gente tem que aproveitar cada segundo para se conectar”.

Sabrina aproveitou o evento para lançar seu livro "A Revolução do lucro sustentável – Como incorporar a sustentabilidade à estratégia corporativa para impulsionar inovação, reduzir riscos e aumentar a lucratividade". Toda a venda é direcionada para ações sociais como a ONG Live Africa, que cuida de 50 crianças órfãs em Uganda.

8:17 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro