Motta nega acordo por fim da ocupação
Após dois dias de obstrução na Câmara, parlamentares da oposição anunciaram no fim da noite desta quarta-feira (6) um acordo com o presidente da Casa, Hugo Motta (Rep-PB). Os parlamentares afirmam que Motta firmou o compromisso de colocar em pauta, já na próxima semana, três propostas prioritárias para o grupo:
Anistia ampla, geral e irrestrita aos condenados pelos atos de 8 de janeiro;
Extinção do foro privilegiado para autoridades públicas;
Defesa institucional das prerrogativas do Congresso Nacional frente a outros Poderes.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) gravou um vídeo ao lado de parlamentares de diversos partidos como o líder do Novo na Câmara, deputado federal Marcel van Hattem (RS), onde afirma que as siglas se juntaram com a oposição nessa “luta”. A informação é do Diário do Poder.
O parlamentar interpreta ainda a reação da esquerda como um sinal de “derrota” frente ao crescimento do movimento. “Nós não podíamos isolar os outros demais partidos, fazer o que a esquerda queria, que era nos deixar de lado. Portanto, sinta-se extremamente representado, confiante, porque vamos voltar muito mais forte”, afirmou.
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) comemorou o que chamou de grande vitória da oposição. “Há um acordo. É um marco. Vamos começar a tramitar e pautar temas que há muito a sociedade exige e que foram sufocados por uma condução autoritária. Não vamos recuar”, declarou.
O problema é que, assim que os deputados desocuparam o plenaŕio, o presidente da Cãmara Hugo Motta afirmou que não fez acordo e não colocaria os temas na pauta. O presidente do Senado, David Alcolumbre, disse que não vai pautar o impeachment de Alexandre de Moraes "nem que o pedido tenha 81 assianturas".
Ele se referia ao número necessário, pelo regulamento, para pautar a cassação de um ministro, 41, alcançadas pela oposição e o centrão nesta quarta-feira. Traídos pelos presidentes das duas casas, é provável que os deputados iniciem nova obstrução das votações, inclusive do Orçamento Geral da União.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
