Itabuna derruba três construções ilegais
O Departamento de Controle e Ordenamento do Uso do Solo de Itabuna executou, nesta quarta-feira, a demolição de duas construções irregulares e fechou uma fundação, todas em áreas públicas. A ação teve apoio da Guarda Civil e foi executada pelos fiscais Ana Paula Matos e Jailton Neves.
Eles lembram que o Código de Obras é o principal instrumento legal com regras para a construção, reforma e demolição no município. “A execução do Código de Obras é de responsabilidade da Prefeitura e tem o objetivo de garantir o ordenamento do espaço urbano, a segurança das construções e o bem-estar da população”, diz Jailton.
“O problema é que, quando as pessoas constroem de forma aleatória, invadem a área pública como as ruas e terrenos de outras pessoas e com isso, elas correm o risco de infringir a lei do município e acabam tendo o risco de sanções e penalidades especificadas na Lei a exemplo das ocorrências de hoje”, completa Ana Paula.
Em uma das ocorrências, o dono da obra avançou no espaço de área pública, prejudicando a construção de passeios, redes de drenagens e esgoto. Ele foi advertido pela fiscalização com atos administrativos (notificação, embargo, multa e interdição). A desobediência levou à demolição da obra.
A Analista de Infraestrutura e Urbanismo Cristina Jovita explica que “o Código de Obras especifica quais são os casos isentos, os documentos que a pessoa precisa apresentar e como são os processos legais”. Ela ressalta que toda obra em terreno particular precisa cumprir as medidas e apresentar um projeto.
A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, alerta as pessoas para bão comprar terrenos que não estejam legalizados. “O Departamento está melhorando e ampliado a fiscalização e com isso está se deparando com muitas obras ilegais, muitas vezes por falta de conhecimento por parte da população."
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
