Ilhéus pode ter problema com preamar

A Secretaria do Patrimônio da União vai promover uma audiência pública para esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação das linhas de preamar médio, de 1831, em municípios das regiões sul e baixo-sul da Bahia. O encontro, que será online, está marcado para o dia 30 de setembro, das 10 às 12 horas.

O Jornal das Sete, da Morena FM 98, apurou que a lista de cidades abrange, no sul do estado, Ilhéus, Maraú, Itacaré, Uruçuca, Una, Canavieiras, Belmonte e Santa Cruz Cabrália. Já no baixo-sul aparecem Valença, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna e Camamu.

Em Ilhéus, por exemplo, a preamar estabelecida em 1831 fica na altura da Praça Castro Alves, em plena Avenida Soares Lopes, onde o mar encontrava a terra antes da construção do Porto do Malhado. Hoje, a linha da água está a centenas de metros da original, longe da calçada. Mas o que vale é o nível de 1831.

Com isso, 33 metros em direção ao interior configura território da Marinha do Brasil, o que incluiria as duas pistas da avenida e talvez parte das edificações. A Marinha pode fazer um acordo com a Prefeitura, mas tudo só poderá acontecer depois da demarcação.

A SPU informa que a sociedade pode contribuir com os trabalhos de demarcação, enviando materiais, documentos, representações gráficas, fotos e elementos que ajudem a delimitar os terrenos sob domínio da União. O formulário para as contribuições está na edição de 22 de agosto do Diário Oficial da União, seção três, página 77.

5:32 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro