Ilhéus pode ter problema com preamar
A Secretaria do Patrimônio da União vai promover uma audiência pública para esclarecer e iniciar os trabalhos de demarcação das linhas de preamar médio, de 1831, em municípios das regiões sul e baixo-sul da Bahia. O encontro, que será online, está marcado para o dia 30 de setembro, das 10 às 12 horas.
O Jornal das Sete, da Morena FM 98, apurou que a lista de cidades abrange, no sul do estado, Ilhéus, Maraú, Itacaré, Uruçuca, Una, Canavieiras, Belmonte e Santa Cruz Cabrália. Já no baixo-sul aparecem Valença, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna e Camamu.
Em Ilhéus, por exemplo, a preamar estabelecida em 1831 fica na altura da Praça Castro Alves, em plena Avenida Soares Lopes, onde o mar encontrava a terra antes da construção do Porto do Malhado. Hoje, a linha da água está a centenas de metros da original, longe da calçada. Mas o que vale é o nível de 1831.
Com isso, 33 metros em direção ao interior configura território da Marinha do Brasil, o que incluiria as duas pistas da avenida e talvez parte das edificações. A Marinha pode fazer um acordo com a Prefeitura, mas tudo só poderá acontecer depois da demarcação.
A SPU informa que a sociedade pode contribuir com os trabalhos de demarcação, enviando materiais, documentos, representações gráficas, fotos e elementos que ajudem a delimitar os terrenos sob domínio da União. O formulário para as contribuições está na edição de 22 de agosto do Diário Oficial da União, seção três, página 77.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
