Idosa é resgatada de vida como escrava
O Ministério do Trabalho e Emprego resgatou uma idosa submetida a condições de trabalho análogas à escravidão, nesta segunda-feira, na Rua Petrópolis, no bairro São Pedro, em Itabuna. Segundo a pasta, uma família da cidade explorou a idosa por mais de 50 anos, desde os 14. Hoje, ela está com 64.
Conforme o Ministério, a mulher foi transferida de uma geração da família para outra, como se fosse uma propriedade. No núcleo familiar onde morava atualmente, além de trabalhar sem qualquer remuneração e à disposição da família o tempo todo, a trabalhadora sofria maus tratos e não podia sair de casa.
A mulher perdeu todos os dentes e não tinha acesso aos cuidados de saúde de que necessita. Além disso, é pensionista do INSS, mas a família roubava todo o dinheiro que que ela recebia. A idosa foi levada para um abrigo pela equipe, que também fez fiscalização em um condomínio de apartamentos da cidade.
Ela analisou o cumprimento das obrigações trabalhistas por empregadores que utilizam os serviços de trabalhadoras de cuidado, como babás, cozinheiras, arrumadeiras, cuidadores de idosos ou motoristas, entre outras funções.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
