Hélio Lopes denuncia Lula por racismo
O deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ) apresentou nesta terça-feira uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por prática de racismo. A ação tem como base declarações feitas pelo presidente durante evento em Sorocaba (SP).
Ele comparou o sorriso de uma pessoa negra sem dentes com o de uma pessoa branca considerada “bonitona” em uma propaganda institucional. "Tinha que colocar uma pessoa sem dentes e ainda negra?"
Segundo Lopes, as falas teriam caráter depreciativo e reforçariam “o estereótipo de que a imagem de uma pessoa negra em situação de pobreza estética não seria adequada para representar o Brasil”.
No documento enviado à PGR, o parlamentar menciona três ocasiões, entre 2023 e 2025, em que Lula fez comentários discriminatórios, solicitando que o caso fosse levado ao Supremo Tribunal Federal (STF). A controvérsia gira em torno das palavras usadas pelo presidente para descrever características físicas da pessoa negra.
"Ultrapassa os limites aceitáveis mesmo dentro do discurso político", afirma. A iniciativa de Lopes se insere em uma série de ações de parlamentares do PL contra Lula, que recorrem ao Judiciário para questionar declarações e atitudes do presidente. Até o momento, não há definição sobre como a PGR ou o STF irão proceder. Com Diário do Poder
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
