Evento une arte e Inteligencia Artificial
A Caixa Cultural Salvador promove o Artelligent – Festival Internacional de Arte e Inteligência Artificial, entre os dias 29 de agosto e 30 de novembro. A programação conta com debates, experiências imersivas, visitas guiadas e mesas-redondas, além de obras de artistas nacionais e internacionais.
O primeiro evento no Brasil inteiramente dedicado à arte com Inteligência Artificial (IA) será aberto com palestra de Cleomar Rocha, artista, pesquisador e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). No dia 30, serão realizadas mesas de debate (às 14h e às 16h), oficina (às 9h) e visita guiada com curadores (às 18h).
O evento reunirá artistas, pesquisadores e pensadores de vários países. A proposta convida o público a vivenciar experiências sensoriais e estéticas, mediadas por tecnologia, além de levantar discussões de como a IA pode ser mais inclusiva e usada para dar voz a comunidades marginalizadas.
Com curadoria de Francisco Barretto e Marília Pasculli, a exposição terá 94 dias de visitação, com foco exclusivo na produção artística mediada por IA. Foram recebidas 85 obras de 10 países – incluindo Alemanha, China, EUA, Emirados Árabes, Israel e Brasil – em chamada pública internacional.
As 29 produções selecionadas exploram diferentes linguagens, como audiovisuais, performances, esculturas digitais, literatura algorítmica, música generativa e experiências interativas que se transformam em tempo real conforme a presença do público.
Além de utilizarem a IA como ferramenta, os trabalhos propõem refletir sobre como pensar com máquinas, como criar com algoritmos e o que é arte em tempos de automação criativa.
Entre as obras da mostra, estão “CYBERMARINUM”, aquário interativo da artista computacional paulista Suzete Venturelli; “Práticas Deceptivas N.5”, escultura robótica biomimética de Marilia Bergamo, artista computacional brasileira que atualmente trabalha na Austrália.
Ainda “Górgonas", de Fernando Velázquez, artista, curador e pesquisador uruguaio radicado em São Paulo. Além de obras locais, como “MARGINADOS” de Mateus Morbeck (Bahia) e obras internacionais como “Asombro (Awe)” de Sebastián Verea (Argentina) e “Between Two Identical Memories” de Evgenika (Ucrânia).
O festival promoverá duas mesas de Debate, no dia 30, sendo uma às 14h e outra às 16h, com participação remota de Gene Kogan (EUA), artista de IA generativa, professor da NYU e cofundador da Mars College; Silvia Laurentiz (SP), artista multimídia e professora da USP e Bruno Zambelli (Zamba), diretor e artista de IA de Salvador.
Também no dia 30 de agosto, às 9h, Micaelle Lages, artista multimídia, mestra em Telecomunicações Interativas pela NYU e professora de Tecnologia e Novas Mídias na LaGuardia College, ministrará a Oficina de Introdução a Machine Learning. As inscrições são gratuitas e feitas através de formulário online pelo site da CAIXA Cultural Salvador.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
