Chocólatra muda estratégia de compra

Os consumidores da América Latina estão adotando estratégias de compensação para continuar comprando chocolate apesar do aumento de preços desencadeado pela crise global do cacau. O valor do produto vem subindo desde 2023 e registrou alta de 189% em 2024, segundo o levantamento Chocolate Category in Latam.

Realizado pela Worldpanel by Numerator, ele mostra que os gastos aumentaram em muitos países por conta das variações de preço do cacau, mas as compras de chocolate não caíram na mesma proporção. Brasil e México, por exemplo, viram ele encarecer 23% e 25%. Mesmo assim, ambos registraram aumento de 11% nas vendas.

“Esse cenário é resultado dos novos comportamentos adotados pelas famílias para continuar consumindo chocolate. Entre as principais soluções destacam-se diminuição da frequência, embalagens menores, procura por novos canais de consumo e trocas de marcas”, explica Marcela Botana, diretora na Worldpanel by Numerator.

Os supermercados se consolidaram como o principal canal de vendas de chocolate no Brasil, com alta de 15% entre 2024 e 2025. Além disso, produtos de marcas premium conquistaram mais relevância entre o público, ganhando 4% de espaço em um mercado tradicionalmente dominado por marcas mainstream.

“A categoria de chocolates reflete como as famílias latino-americanas respondem à pressão econômica: com estratégias próprias, decisões racionais e recusando-se a abrir mão de seus prazeres. Com o mundo em estado crescente de tensão, essa é uma tendência que deve se intensificar”, finaliza Marcela Botana.

7:07 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro