Bebê tem alta após 41 dias entubado
O pequeno Benjamin já está com a família em Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. O bebê recebeu alta médica no final da tarde de terça-feira, depois de ficar 98 dias em um leito da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Manoel Novaes, em Itabuna. Parte desse tempo, 41 dias, em estado gravíssimo, entubado.
A criança nasceu com atresia do esôfago, uma malformação congênita rara. Em menos de 30 dias, foi submetido a três procedimentos pelo SUS. Prematuro de 30 semanas, Benjamin nasceu no dia 25 de abril em Jaguaquara e, um dia depois, foi transferido, via regulação da Secretaria de Saúde da Bahia, para o Hospital Manoel Novaes.
Segundo a pediatra e diretora técnica do Hospital, Fabiane Chávez, o paciente nasceu com atresia do esôfago com fístula traqueoesofágica. “Por isso, a saliva ia para os pulmões. O tipo de atresia do esôfago detectado no paciente foi uma das mais graves. Ao invés do esôfago levar ao estômago, existia uma fístula para os pulmões”.
Os médicos fizeram três procedimentos para que o bebê pudesse se alimentar. Criaram um canal para introdução do leite materno. Tudo entre 2 de maio e 31 de junho. “E o fator que dificultou foi a prematuridade extrema. Nunca tivemos aqui, no hospital, um caso desses num bebê tão pequeno”, concluiu Fabiana Chávez.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
