Banco de Leite promove conscientização
O Banco de Leite da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está intensificando, neste mês, as ações de promoção, incentivo, proteção, apoio à amamentação e orientações, principalmente, para as chamadas “mães de primeira viagem”. O desafio é aumentar a taxa de bebês com amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida.
No Brasil, a taxa de crianças com amamentação segue abaixo da recomendada pela Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde, explica Bianca Baleeiro, enfermeira do BLH. “O objetivo é que, nos próximos 5 anos, possamos aumentar para até 70% a taxa de bebês com leite materno como alimentação exclusiva nos seis primeiros meses".
Para melhorar os percentuais de bebês alimentados exclusivamente com leite humano, anualmente é promovida a Campanha Agosto Dourado, com a celebração da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), que neste ano tem como tema “Priorizemos a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis”.
Em Itabuna, a campanha para conscientização e incentivo ao aleitamento materno será reforçada entre os dias 4 e 8, com ações no Hospital Materno-Infantil Manoel Novaes (HMN) e nas unidades básicas de saúde do município.
Durante a semana, serão promovidas rodas de conversa com as mães que estão com filhos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, puérperas internadas e colaboradores. “Além de atividades internas, as nossas ações buscam envolver a população. Por isso, desenvolvemos parceria com o município".
"As unidades básicas de saúde são a porta de entrada para os nossos serviços. São pelas unidades de saúde onde primeiro passam as mamães e seus familiares”, destaca a diretora técnica do HMN, médica Fabiane Chávez.
Fabiane Chávez fará, na manhã de terça-feira (5), um bate-papo com as mães internadas no HMN, acompanhantes e profissionais da unidade. A médica falará sobre a importância da amamentação e da doação do leite humano, bem como apoio às nutrizes que amamentam.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
