Bahia perde um desembargador exemplar

A Bahia perdeu um de seus melhores magistrados na madrugada desta terça-feira. O desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto, natural de Itabuna, não resistiu aos efeitos e complicações gerados por um AVC que ele sofreu no ano passado. João atuava no Tribunal de Justiça da Bahia e faleceu em Salvador. Na foto, ao lado da família, da qual se orgulhava muito.

João Augusto Pinto tinha 72 anos. Segundo o tribunal, o velório e o sepultamento estavam previstos para às 14h desta terça-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, na capital. O itabunense se formou na Universidade Federal da Bahia e depois concluiu mestrado em 1996. Em 2023 cursava Doctorado en Derecho pela Universidad de Buenos Aires.

João Augusto atuou como juiz em várias comarcas, incluindo Ibicaraí, onde tinha sido vereador nos anos 80. Depois do mandato se dedicou à Justiça, exercendo uma atuação elogiada em cidades como sua Itabuna. Por sua atuação no sul da Bahia, também ganhou título de cidadão ilheense. Ele estava no Tribunal de Justiça da Bahia desde 2013.

O desembargador também é autor do livro "Advogado-juiz: Regras Norteadoras do Relacionamento Funcional", escrito a partir de sua dissertação de ingresso no Instituto dos Advogados da Bahia (IAB), em 1992. A 1ª edição foi publicada em julho de 1993, mas a obra recebeu várias atualizações, a última em 2022, para se adequar a mudanças nas leis.

O editor de A Região e CEO da Morena FM, Marcel Leal, lamentou a morte do magistrado. "De uma geração acima da minha, João era muito amigo de meu pai e eu tive a felicidade de herdar essa amizade. Mesmo quando passava correndo por Itabuna, a caminho de Salvador, João tirava uns minutos para me visitar e dar um abraço," conta.

A perda de João Augusto foi registrada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que destacou "sua trajetória, conduzindo-se com espírito público, acolhedor e notável conhecimento da Ciência do Direito". O Esporte Clube Bahia emitiu nota oficial. O desembargador era um Tricolor apaixonado e sócio do clube desde a década de 1970.

12:02 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro