Aeroporto Jorge Amado consegue verbas
O Ministério de Portos e Aeroportos emitiu nota sobre o modelo de financiamento privado para investimentos no setor. Segundo a Pasta, desde agosto de 2024, quando o Governo Federal baixou portaria para dispensar autorização prévia para a emissão de títulos de investimento privado, o Ministério já recebeu 11 projetos.
Juntos, eles pretendem emitir R$ 3,3 bilhões em títulos de renda fixa, as chamadas debêntures, para captar recursos para a infraestrutura de portos e aeroportos. Um dos projetos é da Socicam, que explora o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. A concessionária estima investimento de R$ 113,7 milhões para ampliar, gerir e manter o terminal.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a dispensa agilizou o processo burocrático. “O que antes demorava seis meses para aprovação, agora leva apenas cinco dias”, afirmou. Segundo ele, além de viabilizar investimentos na infraestrutura do País, o instrumento impulsiona o mercado de capitais.
Importante ressaltar que a nota do Ministério, divulgada na última sexta, não afirma que os investimentos estão assegurados. Apenas informa que os projetos foram apresentados à Pasta e que podem captar os investimentos de forma mais ágil, por meio dos títulos de renda fixa, graças às mudanças trazidas pela Portaria 419/2024.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
