Voluntários se destacam com Braskem

Com um projeto que uniu sustentabilidade, educação e solidariedade, a equipe baiana Sempre em Frente foi destaque na Gincana do Voluntariado da Braskem 2025. A revitalização do viveiro de plantas do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho, vai beneficiar mais de 1.200 pessoas.

Ela garantiu à equipe o prêmio na categoria “Maior Número de Beneficiários Diretos”. O valor de R$ 10 mil será doado à instituição. "Ver o engajamento, a dedicação e o cuidado com que cada ação foi realizada reforça o quanto o voluntariado tem um papel transformador".

"Não só para quem recebe, mas também para quem doa o seu tempo e energia. Iniciativas como essa ganham ainda mais relevância diante dos desafios da mudança climática, mostrando que pequenas ações coletivas podem gerar grandes impactos ambientais e sociais”, diz Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

A ação da equipe Sempre em Frente teve como foco a revitalização do viveiro de plantas, transformando o espaço em um ambiente pedagógico voltado para aulas práticas de Educação Ambiental. A iniciativa impactou diretamente 1.200 pessoas, entre elas 960 alunos, 30 docentes e funcionários, além de seus familiares.

“Este projeto é de muita importância para o CESA porque vai potencializar o trabalho que a Coordenação de Educação Ambiental já faz. O novo espaço vai alimentar o Sistema Agroflorestal da escola e vai possibilitar ter ações e atividades mais efetivas com os alunos e comunidade”, explicou a coordenadora pedagógica Rita Fróis.

Durante os quase três meses de gincana, os 73 voluntários da Sempre em Frente se reuniram nas manhãs de sábado para colocar a mão na massa. As atividades incluíram capinagem, confecção de tinta orgânica com argila, pintura, estrutura do viveiro com sombrite e cobertura, além do plantio de diversas mudas.

Uma oficina sobre práticas sustentáveis também foi oferecida a 31 alunos da instituição, despertando o interesse das crianças e adolescentes pela preservação ambiental. A voluntária Vanessa Anjos é analista financeira da Braskem. Ela conta que pratica voluntariado há muito tempo e que resolveu participar da Gincana por influência de um colega.

“Fiquei encantada com o que o programa proporciona: engajamento e união dos voluntários, além do impacto positivo das ações para as instituições participantes. Espero estar presente nos próximos anos neste programa que é tão importante para a nossa comunidade”, relatou.

A Bahia contou com outra equipe de destaque, a Laços de Solidariedade, que fez uma série de melhorias na Creche Esperança II, em Camaçari. As ações realizadas pelos 241 voluntários incluíram a campainha e bebedouro, uma brinquedoteca, ar-condicionado, doação de brinquedos e livros, além de palestras, oficinas e eventos.

"Foram dias intensos, de mobilização, doação e muito amor e tudo fez ainda mais sentido quando fomos recebidos com amor e abraços. Levar doações é importante, mas o que mais entregamos ali foi presença, carinho e esperança. Deixamos um pedaço de nós em cada canto daquela creche”, relata Renata Lopes, analista da Service Engenharia.

9:33 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro