Voluntários se destacam com Braskem
Com um projeto que uniu sustentabilidade, educação e solidariedade, a equipe baiana Sempre em Frente foi destaque na Gincana do Voluntariado da Braskem 2025. A revitalização do viveiro de plantas do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), das Obras Sociais Irmã Dulce, em Simões Filho, vai beneficiar mais de 1.200 pessoas.
Ela garantiu à equipe o prêmio na categoria “Maior Número de Beneficiários Diretos”. O valor de R$ 10 mil será doado à instituição. "Ver o engajamento, a dedicação e o cuidado com que cada ação foi realizada reforça o quanto o voluntariado tem um papel transformador".
"Não só para quem recebe, mas também para quem doa o seu tempo e energia. Iniciativas como essa ganham ainda mais relevância diante dos desafios da mudança climática, mostrando que pequenas ações coletivas podem gerar grandes impactos ambientais e sociais”, diz Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem.
A ação da equipe Sempre em Frente teve como foco a revitalização do viveiro de plantas, transformando o espaço em um ambiente pedagógico voltado para aulas práticas de Educação Ambiental. A iniciativa impactou diretamente 1.200 pessoas, entre elas 960 alunos, 30 docentes e funcionários, além de seus familiares.
“Este projeto é de muita importância para o CESA porque vai potencializar o trabalho que a Coordenação de Educação Ambiental já faz. O novo espaço vai alimentar o Sistema Agroflorestal da escola e vai possibilitar ter ações e atividades mais efetivas com os alunos e comunidade”, explicou a coordenadora pedagógica Rita Fróis.
Durante os quase três meses de gincana, os 73 voluntários da Sempre em Frente se reuniram nas manhãs de sábado para colocar a mão na massa. As atividades incluíram capinagem, confecção de tinta orgânica com argila, pintura, estrutura do viveiro com sombrite e cobertura, além do plantio de diversas mudas.
Uma oficina sobre práticas sustentáveis também foi oferecida a 31 alunos da instituição, despertando o interesse das crianças e adolescentes pela preservação ambiental. A voluntária Vanessa Anjos é analista financeira da Braskem. Ela conta que pratica voluntariado há muito tempo e que resolveu participar da Gincana por influência de um colega.
“Fiquei encantada com o que o programa proporciona: engajamento e união dos voluntários, além do impacto positivo das ações para as instituições participantes. Espero estar presente nos próximos anos neste programa que é tão importante para a nossa comunidade”, relatou.
A Bahia contou com outra equipe de destaque, a Laços de Solidariedade, que fez uma série de melhorias na Creche Esperança II, em Camaçari. As ações realizadas pelos 241 voluntários incluíram a campainha e bebedouro, uma brinquedoteca, ar-condicionado, doação de brinquedos e livros, além de palestras, oficinas e eventos.
"Foram dias intensos, de mobilização, doação e muito amor e tudo fez ainda mais sentido quando fomos recebidos com amor e abraços. Levar doações é importante, mas o que mais entregamos ali foi presença, carinho e esperança. Deixamos um pedaço de nós em cada canto daquela creche”, relata Renata Lopes, analista da Service Engenharia.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
