Ventos fortes varrem cidades paulistas

A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta para a ocorrência de ventos fortes devido à passagem de um ciclone extratropical. O fenômeno provocou instabilidades atmosféricas e ainda há previsão de rajadas de vento de forte intensidade que podem vir acompanhadas de pancadas isoladas de chuva, mas o volume não deve ser expressivo.

Nas últimas horas, os registros de vento mais intensos foram em Itapeva (104 km/h), Iguape (93 km/h), Cerqueira Cesar (92,9 km/h) e litoral norte (85 km/h). Com isso, a Defesa Civil do Estado encaminhou. na tarde desta segunda, equipes para apoiar os municípios do litoral norte.

Os agentes auxiliarão no restabelecimento de serviços essenciais, como fornecimento de energia elétrica. Além disso, a Defesa Civil apoiará os moradores que precisarem do fornecimento de telhas, considerando as várias residências destelhadas.

Houve ocorrências relacionadas aos ventos em Ubatuba, com a queda de uma árvore sobre via pública na Rua Guarani, região central; além de Mongaguá, com a queda de árvore sobre via pública e danos estruturais em barracas localizadas na Avenida Marina com Avenida Embaixador Pedro de Toledo, no centro.

Em Santos, houve queda de galho sobre a fiação na Rua Cristiano Solano, no bairro Bom Retiro, e em Iguape duas quedas de árvores sobre a via pública ocorreram na Estrada do Icapara, no Morro do Pinheiro. Não houve vítimas. Em Ilhabela, a travessia de balsa segue operando normalmente. Houve apenas a queda de uma árvore de grande porte.

Uma frente fria que atua no Sul do país avança de forma lenta e gradual sobre São Paulo. As temperaturas mínimas estarão em declínio e a sensação térmica será de frio ameno. O tempo permanecerá estável ao longo do período. As rajadas mais intensas devem atingirregiões como Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, capital e litoral.

Diante deste cenário, há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas. Além disso, há previsão de ressaca marítima em todo o litoral, com ondas que podem atingir até 3 metros. A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores e banhistas.

Já nesta terça-feira a frente fria se afasta do estado, dando lugar a uma massa de ar polar que provocará queda acentuada nas temperaturas. A Defesa Civil recomenda não se abrigar debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas.

Outras recomendações são reforçar telhados, janelas e portas com travas e trancas, retirar objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim, não estacionar veículos próximo a árvores ou postes e manter distância de fiações elétricas caídas. Em caso de emergência, acione Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).

8:06 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro