Vacina aumenta o risco de Ahlzeimer
Um estudo liderado pelo cientista Jee Hoon Roh, da Faculdade de Medicina da Universidade da Coreia, em Seul, aponta para uma associação entre a vacinação contra a COVID‑19 e o aumento de casos de Alzheimer e de seu estado pré‑clínico, o Comprometimento Cognitivo Leve (MCI).
A pesquisa, revisada por pares, foi publicada no prestigiado periódico International Journal of Medicine. O trabalho, de caráter retrospectivo e amparado por dados da Korean National Health Insurance Service, incluiu uma amostra aleatória correspondente a 50% dos residentes da capital com 65 anos ou mais, totalizando 558.017 indivíduos.
Os participantes foram divididos em dois grupos, vacinados e não vacinados, considerando tanto vacinas de mRNA quanto de DNA viral. Para controle, foram avaliados também resultados em pacientes com demência vascular e doença de Parkinson.
“Evidências preliminares sugerem uma possível ligação entre a vacinação contra a COVID-19, particularmente as vacinas de mRNA, e o aumento da incidência de doença de Alzheimer e Comprometimento Cognitivo Leve”, concluíram os cientistas. “A tendência levanta questões sobre as respostas imunes induzidas por vacinas”.
Indivíduos inoculados com vacina de mRNA apresentaram maior incidência de Alzheimer nos três meses seguintes à imunização, com aumento de 22,5% na chance de desenvolver a doença em comparação ao grupo não vacinado.
O mesmo grupo de mRNA exibiu aumento de 137,7% na chance de desenvolver Comprometimento Cognitivo Leve (MCI) no mesmo período. Mas não houve relação estatisticamente significativa entre vacinação e incidência de demência vascular ou Parkinson.
“A força do estudo reside em seu grande tamanho amostral e no uso do banco de dados abrangente do NHIS”, explicaram os cientistas sobre a robustez do estudo.
“A principal limitação é a curta duração do acompanhamento de até 3 meses, visto que a DA é uma doença neurodegenerativa crônica”. Com Médicos Pela Vida.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
