Terça de vento forte em Santa Catarina
O vento permanece intenso nesta terça-feira, 29, em Santa Catarina, ainda em decorrência da atuação de um ciclone que começa a se afastar para alto mar. Ao longo do dia, são esperadas rajadas de vento do quadrante sudoeste/sul, especialmente do centro ao leste catarinense, com maior intensidade na faixa litorânea.
Nessas regiões, o vento sopra com velocidade média entre 30 e 40 km/h, com rajadas que podem variar entre 50 e 70 km/h. O risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica.
Os ventos de sul, associados ao ciclone e à fase da lua, favorecem a condição para alagamentos no litoral, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. A situação exige atenção até a madrugada de quarta-feira. Haverá picos de maré às 3h30 em Balneário Rincão, 4h em Imbituba, 4h40 em Florianópolis e 5h15 em Itajaí.
O mar também segue bastante agitado, com risco alto a muito alto para ressaca. As ondas variam entre 3,5 e 4 metros no litoral, podendo chegar a 5 metros no Litoral Sul e Grande Florianópolis, em alto mar ainda maiores. A recomendação é de cautela para atividades de pesca, esportes náuticos e navegação em geral.
Além do vento e da agitação marítima, a chegada de uma massa de ar frio e seco mantém as temperaturas baixas. Entre o Grande Oeste e os Planaltos, os termômetros registram mínimas abaixo de 5°C, podendo atingir 0°C nas áreas mais elevadas. No litoral e regiões próximas, as mínimas não passam de 10°C.
Na quarta, o tempo firma e o sol predomina em todas as regiões catarinenses. O mar permanece agitado com ondas entre 3 e 3,5 metros, mas diminuindo a ondulação ao longo do dia, mantendo o risco alto para ressaca. À tarde, as temperaturas começam a subir de forma gradativa, mas o frio ainda predomina durante as noites e madrugadas.
Já na quinta-feira, o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas mais amenas ao amanhecer e sensação térmica mais agradável ao longo do dia. Na sexta-feira e sábado, o cenário se repete, com sol entre poucas nuvens e temperaturas em elevação. Para esses dias, não há previsão de riscos meteorológicos.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
