Só agora estado desapropria as terras
Depois de anunciar, no ano passado, que as quatro pontes de ligação entre a BA-649 e a BR-415 estavam "com as obras retomadas", nesta quarta-feira o governador Jerônimo Souza publicou decreto para a desapropriação de uma área de 13.258.134 de metros quadrados para a terceira ponte, uma das que "estavam em obras".
O decreto autoriza a Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia a promover, com o apoio da Procuradoria-Geral do Estado, os atos administrativos e judiciais para efetivar a desapropriação da terra, em caráter de urgência, se necessário. Ou seja, ainda não existia sequer a liberação da área para a obra.
Também determina que a Seinfra e a PGE adotem providências para o pagamento das indenizações correspondentes. A BA-649 é construída à direita do curso do Rio Cachoeira, pelo Governo do Estado. O trecho de 18 quilômetros começa em Itabuna e se estende até o Banco da Vitória, a cerca de 8 quilômetros de Ilhéus.
Além das quatro pontes, a BA-649 terá um viaduto para ligação com a BR-415. Após a rescisão de um dos contratos do sistema viário, o estado teve que fazer novo processo licitatório para as pontes 2 e 3. A previsão atual de entrega das obras é para o primeiro semestre de 2026. Mas este prazo já foi adiado várias vezes.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
