SC pode ter ressaca e neve na semana

Após um fim de semana marcado por instabilidades e temporais em todas as regiões catarinenses, a semana começa sob a influência de um ciclone extratropical que se forma sobre o mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Nesta segunda, o fenômeno ainda mantém condições para chuva fraca e isolada.

O alerta maior está voltado para os ventos. Segundo a Defesa Civil, rajadas podem superar os 80 km/h no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, com ventos médios variando entre 30 e 40 km/h. A condição representa risco de quedas de galhos, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

No litoral, os ventos intensos provocam mar muito agitado e ressaca, com ondas que podem ultrapassar os 4 metros entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, principalmente até quarta-feira. Em alto-mar, as ondas são ainda maiores, o que representa risco para navegação e prática de esportes náuticos.

A maré elevada, em razão dos ventos e da fase da lua, também pode causar alagamentos costeiros.

Com o afastamento do ciclone para o oceano, uma massa de ar frio e seco avança sobre o estado. As temperaturas entram em declínio a partir da noite de segunda-feira e, com isso, há uma pequena possibilidade de fenômenos típicos do inverno, como neve ou chuva congelada nas áreas mais altas do Planalto Sul.

A massa de ar frio e seco deve permanecer sobre Santa Catarina ao longo da semana, mantendo o tempo firme até sexta-feira, com elevação gradual das temperaturas nos próximos dias. A Defesa Civil segue monitorando as condições e reforça que a população acompanhe os avisos oficiais e adote medidas preventivas.

8:07 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro