Professores podem parar em Ilhéus
Reunidos numa assembleia na segunda-feira, os professores e servidores municipais da Educação de Ilhéus decidiram parar os trabalhos na próxima sexta-feira, por 24h, emendando com o final de semana. Eles dizem que é uma forma de pressionar a Prefeitura a reajustar os salários seguindo o Plano de Cargos e Salários.
A Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB-Sindicato) afirma que os profissionais não aceitam a proposta do prefeito Valderico Reus Jr, que oferece o piso do magistério, mas não reajusta os outros docentes pela tabela. "A proposta achata o Plano de Cargos e Salários previsto em lei", diz o sindicato.
Ele sinaliza para uma briga na Justiça, repetindo a estratégia política adotada durante todo o último mandato do ex-prefeito Jabes Ribeiro, que prejudicou o ano letivo e milhares de estudantes. Para o sindicato valeu a pena, porque o município foi condenado e hoje existem R$ 100 milhões em precatórios da Educação.
O sindicato exige efeito retroativo no reajuste salarial, desde janeiro, enquanto o prefeito propõe uma reposição a partir de junho, sem retroativo. “A categoria exige que a tabela dos não docentes seja integralmente cumprida e deixando claro que a luta pelo retroativo continuará”, afirma a entidade em nota.
A Prefeitura de Ilhéus repete que “desde o início da atual gestão, o governo mantém diálogo aberto com os representantes da rede municipal de ensino, apresentando, na mesa de negociação, a proposta de reajuste salarial de 6,27% para os professores, que cumpre o piso nacional do magistério, e 5,53% para os não docentes".
O prefeito Valderico Reis Jr alega que o percentual oferecido é “o limite orçamentário para não comprometer outras áreas essenciais do serviço público” e que reajustou o vale-alimentação para R$ 700. “A Prefeitura segue aberta ao diálogo e reforça seu compromisso com a educação e com a saúde financeira do município”, diz.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
