GCM Itabuna recupera busto roubado

A Guarda Civil Municipal de Itabuna recuperou o busto do Comendador Firmino Alves (1852-1941), fundador de Itabuna, em um ferro velho. Feita de cobre, a peça foi furtada do monumento que fica na Praça Santo Antônio, a primeira da cidade. Os ladrões também levaram as letras que formavam a homenagem.

O ferro velho, no Parque Boa Vista, foi localizado com rapidez pela GCM. O furto ocorreu na madrugada de terça-feira e as peças foram recuperadas na noite do mesmo dia. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar os crimes de furto, dano ao patrimônio público e receptação.

Segundo a Prefeitura de Itabuna, inaugurado em 28 de julho de 1962, o monumento tem alto valor cultural e histórico para a cidade. Firmino Alves foi o responsável por tornar Itabuna, de vila, uma cidade com tino comercial, que se tornaria o principal polo do sul da Bahia.

No início da manhã, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, informou ao programa Conexão Morena, da Morena FM, que o artista Renart vai restaurar o busto. O atual monumento da Praça Santo Antônio foi recuperado em agosto de 2023 pela secretaria.

2:42 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro