GCM Itabuna recupera busto roubado
A Guarda Civil Municipal de Itabuna recuperou o busto do Comendador Firmino Alves (1852-1941), fundador de Itabuna, em um ferro velho. Feita de cobre, a peça foi furtada do monumento que fica na Praça Santo Antônio, a primeira da cidade. Os ladrões também levaram as letras que formavam a homenagem.
O ferro velho, no Parque Boa Vista, foi localizado com rapidez pela GCM. O furto ocorreu na madrugada de terça-feira e as peças foram recuperadas na noite do mesmo dia. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar os crimes de furto, dano ao patrimônio público e receptação.
Segundo a Prefeitura de Itabuna, inaugurado em 28 de julho de 1962, o monumento tem alto valor cultural e histórico para a cidade. Firmino Alves foi o responsável por tornar Itabuna, de vila, uma cidade com tino comercial, que se tornaria o principal polo do sul da Bahia.
No início da manhã, a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, informou ao programa Conexão Morena, da Morena FM, que o artista Renart vai restaurar o busto. O atual monumento da Praça Santo Antônio foi recuperado em agosto de 2023 pela secretaria.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
