Deputados debatem concessão da BR 324
O deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa da Bahia, participou nesta quarta-feira, em Brasília, de reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador Jerônimo Rodrigues, parlamentares da bancada federal baiana e os estaduais Marcinho Oliveira e Marcone Amaral.
O tema da reunião foi o futuro da concessão das BRs 324 e 116. O Ministério apresentou os principais pontos da proposta de concessão, que pretende substituir o atual modelo, que era operado até 15 de maio pela ViaBahia. O contrato foi criticado na reunião pelos problemas enfrentados desde 2010, quando ela assumiu as rodovias.
“O que vimos na última concessão foi um verdadeiro desastre. Foram 15 anos de pedágio com total ausência de investimentos. A BR-324 tem mais de 6.000 buracos, segundo o próprio Ministério. Isso não pode se repetir. Nosso compromisso é com um modelo que entregue resultados concretos à população”, cobrou Salles.
O deputado apontou a necessidade de compromisso com a fiscalização do novo contrato, prazos rigorosos e metas que assegurem melhorias efetivas nas rodovias.
O ministro Renan Filho se comprometeu com a liberação imediata de recursos para a recuperação emergencial dos trechos mais críticos e garantiu que a nova concessão terá diálogo com o governo da Bahia, parlamentares e sociedade. Ele convidou o grupo a conhecer experiências bem-sucedidas de concessões em outros estados.
“Estamos tratando de vidas, de segurança nas estradas, de logística para a produção e de mobilidade para os baianos. Essa é uma pauta estruturante, que exige compromisso e seriedade”, concluiu Salles.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
