Cyro de Mattos faz doação à biblioteca

O escritor grapiúna Cyro de Mattos doou 35 livros de sua autoria para a Biblioteca Municipal de Itabuna. Os livros abrangem vários gêneros e incluem Zurububuruna, O Discurso do Rio, Poemas de Terreiro e Orixás, Donde Estoy y Soy, Il Bambino Camelô, O Velho Campo da Desportiva, O Velho e o Velho Rio e Olhares do Leitor.

Autor de 100 livros até o momento, Cyro escreveu 71 de criações pessoais, de diversos gêneros, 5 coletâneas e 5 antologias, todos editados no Brasil. Outros 19 receberam publicação no exterior, em Portugal, França, Itália, Alemanha, Espanha e Cuba. Seus contos e poemas também estão em antologias de vários países.

Adotadas em escolas e universidades, algumas obras são reeditadas e adquiridas em programa do governo. Integram o acervo de instituições como a Biblioteca do Congresso em Washington (USA), Biblioteca Joanina, da Universidade de Coimbra, em Portugal; Biblioteca do Centro de Estudos Brasileiros em Salamanca, Espanha.

Membro das Academias de Letras da Bahia, de Ilhéus e de Itabuna, Pen Clube do Brasil, é autor premiado em concursos importantes. Conquistou o Prêmio Literário Casa das Américas, de Havana, Cuba, em 2023. Alguns de seus poemas vem sendo musicados e interpretados pelo Grupo Manzuá, Selma Aguiar, Marcelo Ganem e Lima Junior.

Jornalista com passagem na imprensa do Rio, colabora quinzenalmente como cronista na revista Rubem, de Brasília, desde 2012, e, de uns anos para cá, semanalmente no Jornal A Região.

6:30 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro