Coelba precisa explicar golpe da conta
Tem golpe novo na praça. Bandidos estão falsificando as contas de luz da Neoenergia Coelba e entregando de porta em porta. A conta falsa é parecida com a original e reproduz os dados corretos do consumidor. O crime foi destaque na edição desta quinta do Conexão Morena, da rádio Morena FM 98.
Durante o programa, ouvintes disseram que foram alvo dos golpistas e receberam mais de uma conta de luz do mesmo mês, a original e mais uma ou até duas falsas. Morador de Itabuna, o ouvinte Cáu está curioso para saber como os golpistas tiveram acesso a informações pessoais de sua mãe para fazer a conta falsa.
“Eles têm todos os dados. CPF, nome completo, endereço certinho. A gente quer saber o que está acontecendo”, relatou em mensagem de áudio. Host do Conexão Morena, o jornalista Oziel Aragão deu dicas para evitar o golpe. A primeira é observar a qualidade da impressão. A da conta original é melhor e mais nítida.
Outro detalhe está no código de barras. Na original, ele vem com os números. A falsa tem só as barras, sem os números. Também é importante notar que os bandidos querem induzir o consumidor a usar o Pix vinculado à conta usada no crime, de uma "Empresa de Energia da Bahia". É para ela que leva o QR Code da conta falsa.
Segundo uma ouvinte que preferiu não ser identificada, um membro da quadrilha esteve na sua casa. Ele sugeriu que utilizasse o PIX. O uniforme azul-marinho do sujeito causou estranhamento. Para Oziel Aragão, a Neoenergia deve explicar como os bandidos tiveram acesso aos dados dos consumidores. Procurada, a concessionária ainda não se manifestou.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
