Cacauicultura 4.0 segue até sábado
A quarta edição da Cacauicultura 4.0 foi oficialmente aberta na noite desta quinta, no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras. Considerado um dos maiores eventos técnicos e institucionais do Brasil voltado para a cadeia do cacau, o encontro reúne até sábado produtores, especialistas, pesquisadores e autoridades.
Realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o evento marca um novo ciclo para a cacauicultura em áreas não tradicionais, como o Oeste da Bahia. O presidente da Aiba, Moisés Schmidt, destacou o papel da nova fronteira agrícola no Cerrado baiano e apontou os avanços técnicos na região.
“O Oeste da Bahia já mostrou ao Brasil que sabe produzir com excelência. Agora, com o cacau, temos a oportunidade de inaugurar uma nova fase da nossa matriz produtiva — mais diversificada, mais resiliente e mais sustentável”, afirmou. Segundo Schmidt, a cacauicultura no Oeste já ultrapassa 1.500 hectares plantados.
A expectativa é alcançar 5 mil hectares até o fim de 2026, e mais de 20 mil hectares até 2030. A expansão pode representar um incremento de 60 mil toneladas na produção estadual, um aumento de 50% no volume atual. “Estamos transformando pastagens degradadas em áreas altamente produtivas, com sistemas regenerativos".
A programação da primeira noite foi marcada por três palestras que abordaram temas estratégicos. José Giacoia Neto, diretor mundial de irrigação da Rain Bird International, falou sobre o uso eficiente da água e automação na agricultura.
Laerte Moraes, da J.PACTA, apresentou perspectivas de crescimento da produção nacional. Já Paulo Marrocos, da Ceplac, tratou das diretrizes para o fortalecimento da cadeia produtiva com base em ciência e inovação.
Durante a cerimônia, a empresa BioBrasil Produção de Mudas realizou a doação simbólica de 150 mudas de cacau ao Instituto do Câncer do Oeste da Bahia (Icob). A iniciativa tem caráter social: a renda obtida com a comercialização das mudas será destinada à campanha de construção da sede do Hospital do Câncer, em Barreiras.
A edição deste ano também reforça o compromisso com a formação de futuros profissionais e com a inclusão de pequenos produtores no novo ciclo da cacauicultura. Cerca de 200 estudantes dos cursos de Agronomia da Ufob e da Uneb participam do evento a convite da Aiba.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
