Bolsonaro comenta a carta de Trump
O presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou uma nota oficial na noite de quinta-feira agradecendo o apoio que recebeu do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do partido Republicano, em carta destinada ao governo brasileiro, onde ele citou os abusos e a perseguição política que o líder da direita está sofrendo no Brasil.
A carta de Trump trouxe o anúncio de uma tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto, alegando desequilíbrio comercial e práticas desleais por parte do governo brasileiro. Em sua nota, Bolsonaro pede que os Poderes “ajam com urgência, apresentando medidas para resgatar a normalidade institucional”.
“Ainda é possível salvar o Brasil”, afirmou o presidente em postagem no X (antigo Twitter). Essa foi a primeira vez que Bolsonaro se manifestou, detalhando a posição de Trump ao impor o tarifaço ao Brasil. Bolsonaro disse que “Deixo claro meu respeito e admiração pelo Governo dos Estados Unidos”.
Bolsonaro afirmou que o que motivou a taxação ao Brasil foi a má condução da política externa do regime de Lula da Silva (PT), afastando o Brasil de seus “compromissos históricos com a liberdade, o Estado de Direito e os valores que sempre sustentaram nossa relação com o mundo livre”. Em seu governo “isso jamais teria acontecido”, disse.
“Essa caça às bruxas – termo usado pelo próprio presidente Trump – não é apenas contra mim. É contra milhões de brasileiros que lutam por liberdade e se recusam a viver sob a sombra do autoritarismo. O que está em jogo é a liberdade de expressão, de imprensa, de consciência e de participação política". Com Diário do Poder
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
