Bahia domina o ranking da violência
A Bahia tem cinco das dez cidades mais violentas do país, informa o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que foi divulgado nesta quinta-feira. Todos os dez municípios no topo do ranking são do Nordeste. O primeiro é Maranguape, no Ceará. Em 2024, o município teve uma taxa de 79,9 homicídios por 100 mil habitantes.
Depois, pela ordem, vêm Jequié, Juazeiro e Camaçari, todos da Bahia. A quinta e a sexta posições são de Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, ambos de Pernambuco. Simões Filho, Caucaia, Maracanaú e Feira de Santana fecham o top dez da violência no País.
A Bahia se mantém na liderança em número de assassinatos. Foram 6.036 em 2024, 8,4% a menos na comparação com 2023. Apesar da redução, o estado, governado pelo PT há 18 anos, segue muito à frente do segundo lugar, o Rio de Janeiro, que teve 3.809 mortes desse tipo no ano passado. A terceira posição é de São Paulo, com 3.751.
Uma ressalva importante é que a soma dos habitantes do Rio e da Bahia nem se aproxima dos mais de 46 milhões de moradores do estado paulista. Além disso, pelo terceiro ano seguido, as polícias baianas foram as mais letais do Brasil, com 1.556 mortes. Isso significa que uma em cada quatro mortes no estado resultou de ação policial.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
