Xamêgo faz maratona de forró genuíno

Desde 17h desta sexta a Morena FM, de Itabuna/BA, promove uma maratona para quem não quer parar de dançar nas festas juninas. É o Xamêgo da Morena, a maior programação de forró tradicional, xote e baião do rádio brasileiro. Uma maratona que só termina à meia-noite da terça-feira, 25. E tudo começou com uma revolta.

Nos anos 90, o CEO da Morena FM, Marcel Leal, se inquietava com o panorama da época. As rádios, mesmo no Nordeste, só tocavam forró durante o mês de junho, parando logo depois do São Pedro. Nem mesmo mestres como Gonzagão e Dominguinhos escapavam desta sina. Alguma coisa precisava ser feita.

O Xamêgo começou abrindo caminho aos poucos. No início era um programete, com três forrós em sequência, que aparecia quatro vezes ao longo da programação. Daí evoluiu para um programa semanal e, em 1995, veio a decisão, ousada "mas necessária", segundo Marcel: a rádio ia fazer uma maratona de forró no São João e no São Pedro.

A primeira edição surpreendeu ouvintes e patrocinadores, mas o sucesso foi estrondoso. Dezenas de arraiás de rua e de bairro passaram a ligar o som no Xamêgo da Morena, que virou a trilha sonora dos eventos. A partir daí, virou uma tradição e a única diferença é o tamanho. Neste ano, o São João cai numa terça, por isso terá 120 horas.

No São Pedro, que termina no domingo, serão mais 80 horas. Durante a programação, nada de sertanejo com sanfona ou qualquer outro gênero se passando por "junino". Só o melhor do forró, xote e baião, mesclando clássicos de Gonzagão e Dominguinhos com os novos talentos, como Falamansa, Targino Gondim e Cacau Com Leite.

O Xamêgo da Morena pode ser acompanhado de várias maneiras. Em casa, no carro e em arraiás do sul da Bahia, basta sintonizar em 98.7Mhz. Na rua ou em qualquer lugar, no celular, pelo app Android da rádio ou pelo TuneIn (iPhone). Em outras cidades, basta acessar morenafm.com ou portais como o radios.com.br Som de festa junina. De graça.

7:49 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro