SP deve ter 520 mil em festas juninas
Ao jogar no lixo as tradições musicais do São João, trocando forró, xote e baiaão por sertanejo e arroja, a Bahia abriu uma jkanela de oportunidades para estados com menos tradição em festas juninas, como São Paulo. Neste ano, ele deve receber mais de 520 mil turistas somente em eventos de São João e São Pedro.
Como não existe mais o diferencial da música, a melhor estrutura das festas paulistas começam a desviar turistas que antes iam para o Nordeste em busca do legítimo São João. Agora vão para cidades como Araçatuba, na foto. Mas as festas juninas impulsionam o turismo em todo o Estado, como revela a Secretaria de Turismo e Viagens de SP.
A movimentação econômica direta deve passar de R$ 389 milhões, segundo estimativas do CIET, que considerou apenas as viagens com pernoite. A maior parte dos municípios (97%) afirmou que as comemorações resgatam e preservam a cultura local. “As festas juninas manifestam a nossa identidade, fortalecem laços comunitários".
"Elas estimulam o turismo interno e as viagens”, afirma o secretário Roberto de Lucena. De acordo com o CIET, 88% dos municípios devem receber visitantes de outras cidades e a ocupação hoteleira média está em 64% no período. Os arraiás aquecem o turismo de compras, movimentam os restaurantes, o setor hoteleiro e o transporte rodoviário.
Eles geram um ambiente de expectativas positivas para o período, que inclui as férias. De origem pagã, as festas juninas hoje são associadas a santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro. Muitas acontecem em espaços de igrejas, com quermesses, outras são realizadas pelas prefeituras municipais em espaços públicos.
A tradicional Quermesse do Padroeiro, em Mirandópolis, noroeste do Estado, acontece durante todo o mês de junho e comemora o aniversário da cidade com barracas, jogos e brincadeiras. No coração do Estado, a 141ª Festa de São João Batista agita Laranjal Paulista, com celebrações de fé, shows, iguarias juninas e apresentações culturais.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
