Sindicato tentou tomar Bolsa Família

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem entre seus dirigentes o irmão do mandatário Lula da Silva (PT), "Frei Chico", atuou nos bastidores do governo para tentar autorizar descontos mensais diretamente nos contracheques de aposentados e beneficiários do INSS sem a autorização dos titulares.

Um ofício de 30 de janeiro de 2023, assinado pelo então presidente do sindicato, João Batista Inocentini, foi enviado ao ministro da Previdência à época, Carlos Lupi (PDT), com uma série de reivindicações, entre elas, a liberação de descontos em benefícios sociais como o Bolsa Família e o BPC (Benefício de Prestação Continuada).

Os dois são pagos pelo INSS a idosos e pessoas pobres. A tentativa, no entanto, não prosperou, já que a legislação atual proíbe descontos automáticos em programas assistenciais dessa natureza. Mesmo assim, o episódio levanta questionamentos sérios sobre o uso político de entidades sindicais ligadas à esquerda em um governo “do povo”.

"Frei Chico" não é frei nem se chama Francisco. José Ferreira da Silva é irmão de Lula e faz parte da direção do Sindnapi desde 2008, onde atualmente ocupa o cargo de vice-presidente. Apesar de não ter assinado o documento diretamente, ele integra a cúpula que endossou a ofensiva junto ao governo petista.

O sindicato justifica a ação, alegando que “é natural que as lideranças procurem o novo governo para articular suas pautas”. No entanto, críticos veem nessa movimentação uma tentativa disfarçada de ampliar o financiamento sindical à custa dos mais vulneráveis, sem o consentimento prévio dos beneficiários. Com Diário do Poder.

12:43 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro