Sindicato processa gestora do HRCC
O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem moveram três ações trabalhistas contra a Fabamed, que administra o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Numa das reclamações, afirmam que a terceirizada teria feito descontos indevidos no complemento do Piso Salarial da Enfermagem.
Em outro processo, acusam a Fundação de reter o repasse do complemento, de forma injustificada, por semanas. O de maio, por exemplo, que chegou na conta da Fabamed no dia 13 de junho, não havia sido repassado até o fechamento da edição do Jornal das Sete, da Morena FM, que apura o caso. Já são 17 dias de espera.
Na terceira reclamação, os Sindicatos acusam a Fabamed de não pagar as horas extras. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Raimundo Santana, os funcionários da terceirizada trabalham 180 horas por mês, mas só recebem por 150 horas. A Fabamed nega as acusações, mas já sofreu uma derrota judicial.
No processo que trata dos descontos no complemento do Piso da Enfermagem enviado pelo Governo Federal, a 2ª Vara do Trabalho em Ilhéus determinou que a Fundação dê maior transparência à origem de cada desconto que, segundo a Fabamed, são de encargos trabalhistas. Os outros dois processos aguardam decisões da Justiça.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
