Ponte reabre sem segurança alguma

A reabertura da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, é um ato irresponsável, decidido por pressão dos prefeitos da região, preocupados com a perda de empregos e negócios, em especial Porto Seguro. Para nós, do jornal A Região, que acompanhamos a degradação do equipamento há mais de 30 anos, pior será perder vidas.

Trabalhadores da obra de "maquiagem", com pintura das laterais, contam que nada foi feito nos pilares que sustentam a ponte, que continuam corroídos, com a ferragem exposta e entortando. O piso tem um trecho já com um afundamento profundo e rachaduras ao longo de toda a travesia. É um desastre previsível.

Mesmo assim, o ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou que a ponte será reaberta nesta quarta-feira (18), às 6h, para veículos leves, vans e de serviços como ambulâncias e viaturas policiais. Mesmo com veículos leves, trata-se de carros e vans que pesam de uma a duas toneladas, passando por um local precário.

A ponte foi interditada em 5 de maio. Segundo o Governo Federal, "estudos" demonstraram a segurança da reabertura para veículos leves, com sistema pare-siga. Mas nada foi feito nos pilares. Ônibus e caminhões seguem obrigados a usar trajetos alternativos, improvisados por falta de planejamento do governo.

O uso da ponte será controlado pela Polícia Rodoviária Federal com o apoio da Polícia Militar. De acordo com o ministro, a operação garantirá "a passagem segura" dos veículos autorizados. Resta saber quem se responsabilizará caso a ponte do Jequitinhonha desabe com carros em cima.

5:53 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro