Pesquisa mostra metade sem candidato
A Compasso Pesquisas divulgou sondagem sobre a disputa pelo Governo da Bahia em 2026. Na consulta estimulada, quando a lista de possíveis candidatos é apresentada, 39,69% manifestaram a intenção de votar no governador Jerônimo Rodrigues (PT) e 36,73% no ex-prefeito de Salvador ACM Neto, do União Brasil.
A diferença de 2,6 pontos percentuais configura empate técnico, pois a margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou para menos. O ex-ministro da Cidadania João Roma, do PL, foi o escolhido de 1,73%. Kleber Rosa, do PSOL, marcou 1,02%. A soma de indecisos e os que não responderam é de 47,65%.
A pesquisa foi a campo de 5 a 10 de junho e ouviu 980 eleitores. O percentual elevado de indecisos mostra que o debate sobre a campanha de 2026 ainda é restrito aos grupos mais engajados politicamente, com suas preferências já consolidadas. Geralmente, pesquisa é retrato do momento. Mais de um ano antes, nem retrato é.
Mas mostra a partir de onde cada grupo pode iniciar a campanha e quem pode ser atraído para uma coligação. Hoje, a preocupação com os rumos eleitorais da Bahia não está no radar de metade do eleitorado, mais preocupado com a crise na saúde, a escalada da violência, o alto analfabetismo baiano e a baixa qualidade do ensino.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
