Luz aumentou, saiba como economizar
A bandeira tarifária das contas de energia em Junho passará para vermelha patamar 1, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, os consumidores terão um custo extra de R$ 4,4 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A entidade dá como razão a falta de chuvas em parte do país.
“Diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o país, indicado pelo Operador Nacional do Sistema, projeta-se uma redução da geração hidrelétrica em relação ao mês anterior, com um aumento nos custos de geração devido à necessidade de acionamento de fontes mais onerosas, como usinas termoelétricas”, esclarece a Aneel.
Em maio, a Aneel acionou a bandeira amarela, em razão da transição do período chuvoso para o período seco do ano, e as previsões de chuvas e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses ficaram abaixo da média. “A previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou".
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária permanecia verde, por causa das condições favoráveis de geração de energia no país. Mesmo em períodos mais amenos, como junho, muitas pessoas continuam usando ar-condicionado, que está entre os aparelhos que mais consomem energia em residências.
Voce pode economizar energia com algumas mudanças de costume. Se usar o ar-condicionado, ajuste a temperatura para ficar entre 23ºC e 25ºC, o que dará conforto sem um gasto excessivo. Também programe para que desligue na madrugada, quando a temperatura está naturalmente mais baixa.
Se for comprar um aparelho, prefira os que têm tecnologia "Inverter", que são até 60% mais econômicos, e limpe o filtro a cada seis meses. Seja qual for o equipamento que voce for comprar, geladera, televisão, etc, dê preferência para os que tem o selo de energia A, que são mais econômicos.
Dois dos maiores "comedores" de energia são o ferro de passar e o chuveiro. No caso do primeiro, junte as roupas e passe todas de uma vez. Já o banho pode ser regulado na opção "verão", que consome até 30% menos energia que a alta. Aproveite e desligue enquanto se ensaboa, aproveitando para economizar tanto energia quanto água.
Evite colocar alimentos quentes dentro da geladeira, porque eles vão forçar o motor a trabalhar mais. Também veja se não há falhas na borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento. Se acostume a pegar as coisas de uma vez para que a geladeira seja aberta menos vezes. Ela ainda deve ficar a pelo menos 10 cm de distância da parede.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
