Itacaré volta a ser a capital do surf

Depois de uma estreia emocionante na Praia da Taíba (CE), agora é a vez da Praia da Tiririca, em Itacaré (BA), receber os melhores surfistas do país entre os dias 16 a 22 de junho. Itacaré vai sediar a segunda etapa do circuito CBSurf Taça Brasil 10.000, competição nacional da Confederação Brasileira de Surf, que na Bahia tem o suporte da Federação Baiana de Surf.

O circuito CBSurf Taça Brasil 10.000 é apresentado pela Mormaii, marca que se destaca como uma grande parceira da Confederação. Além de apoiar diretamente a realização do circuito, a Mormaii é responsável por confeccionar todos os uniformes da CBSurf, tanto os institucionais, quanto os utilizados pelos atletas nas competições oficiais.

A etapa em Itacaré promete, porque os atletas que correm este Circuito têm um alto nível técnico, o que certamente trará muita emoção para a praia de Tiririca e para a audiência da internet espalhada por todo Brasil e outros locais do mundo. Itacaré respira surf e, no CBSurf Taça Brasil 10.000, se tornará a Capital Brasileira do Surf.

Locais têm muito o que mostrar

Essa atmosfera vibrante se soma à presença marcante de atletas filhos de Itacaré como Yagê Araújo, finalista da primeira etapa do Dream Tour em Porto de Galinhas, e Alanderson Martins, o baiano voador, que venceu nesta quinta 12 a Pré Master 35+ da segunda etapa do Circuito Baiano, que antecede o CBSurf Taça Brasil 10.000 em Itacaré.

Esses locais evidenciam não apenas o talento lapidado nas ondas de Itacaré, mas também o profundo vínculo da cidade com o surf. Segundo Yagê Araújo, “Itacaré é uma cidade que respira 100% surf desde que eu nasci. Já tivemos WQS, Brasileiro Profissional, até etapa do WCT feminino. É um cenário perfeito. Depois de anos sem campeonato, receber essa etapa do Taça Brasil. A cidade inteira só fala nisso.”

As palavras de Yagê reforçam o sentimento local de que Itacaré vem se consolidando como um verdadeiro celeiro de campeões e um palco natural de grandes disputas. O entusiasmo da comunidade, aliado à estrutura e à beleza singular do litoral baiano, revela o forte desejo de Itacaré em sediar mais uma etapa de destaque do surf nacional.

Reconhecida como uma das cidades mais privilegiadas em termos de ondas no Brasil, Itacaré recebe os maiores swells nos meses de junho, julho e agosto, com ondas rápidas e pesadas, podendo proporcionar tubos e outros fundamentos, como surf de borda e progressividade, este último contempla manobras de rabetas e grandes aéreos.

O campeonato será disputado na Praia da Tiririca, um beach break com múltiplos picos que oferece diversas oportunidades para os competidores. Localizada entre dois costões de pedra e cercada pela exuberante Mata Atlântica, a praia proporciona uma proximidade única entre atletas e torcida, já que o outside fica próximo à areia.

Essa característica cria um ambiente vibrante, com grande conexão entre o que acontece dentro d´água e o público. Itacaré tem um lugar de destaque na história do surf brasileiro e internacional. A cidade já sediou sete etapas internacionais, inclusive, recebendo as melhores surfistas do circuito mundial feminino no Brasil, em 2006 e 2007.

A Praia da Tiririca recebeu tanto as surfistas da elite do surf mundial feminino, quanto as da divisão de acesso. Na etapa de estreia, a norte-americana Lisa Andersen, uma das mais influentes da história, tetracampeã mundial, sagrou-se campeã da etapa da elite, enquanto a brasileira Tita Tavares, de Fortaleza, foi a campeã da divisão de acesso.

O point certo para o surf

Mais do que um espetáculo esportivo, o CBSurf Taça Brasil 10.000 em Itacaré representa uma oportunidade concreta de movimentar a economia local e reforçar a identidade da cidade como referência no surf brasileiro. O esporte, profundamente enraizado na cultura local, é um dos principais motores sociais e econômicos de Itacaré.

Com a chegada de atletas, equipes técnicas, familiares e entusiastas de várias partes do país, setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio são diretamente impulsionados. "Itacaré vive e respira o surf, o Taça Brasil movimenta toda a cidade, gera renda e inspira a juventude local".

"É uma alegria ver o esporte impulsionando a economia e dando visibilidade para a cidade que abriga tantos talentos e tanta beleza natural. É uma conquista coletiva, do esporte, da comunidade e do litoral baiano e brasileiro", reforça Marcelo Barros, presidente da Federação Baiana de Surf.

Serão sete dias de boas ondas, manobras de alto nível e a energia contagiante da calorosa torcida baiana, que transforma cada bateria em um verdadeiro espetáculo. Tudo isso faz desta etapa não apenas um sucesso garantido no cenário do surf, mas também um marco na história esportiva e cultural de Itacaré.

Com a presença de mais de 200 atletas de todo o litoral brasileiro, e com a expectativa de mais de 2.000 pessoas visitando a cidade por causa do evento, o circuito CBSurf Taça Brasil 10.000, em Itacaré, será apresentado pela Mormaii, marca que se destaca como uma grande parceira da Confederação. A premiação será de R$ 250 mil, distribuídos entre as duas categorias, e 10.000 pontos para o campeão.

O ranking antes da etapa

Após a primeira etapa da CBSurf Taça Brasil 10.000, apresentado por Mormaii, em fevereiro na Praia da Taíba (CE), os rankings masculino e feminino chegam assim na etapa de Itacaré.

Masculino - Top 8

Marcos Corrêa (SP)

Adauto Sena (RN)

Michel Roque (CE)

Douglas Silva (PE)

Gabriel Andre (SP)

Alex Ribeiro (SP)

Luan Carvalho (SP)

Kaua Hanson (PB)

Feminino - Top 8

Julia Nicanor (SP)

Laiz Costa (RJ)

Analu Silva (PB)

Ariane Gomes (CE)

Larissa Dos Santos (CE)

Juliana Meneguel (SP)

Vitoria Carneiro (CE)

Anaelya De Lima (CE)

A etapa será transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf, com cobertura também pelas redes sociais oficiais da Confederação (@cbsurfoficial). Tem ainda os canais TikTok: @cbsurfoficial e Twitter (X): cbsurf_oficial

A etapa conta com os patrocínios da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Prefeitura de Itacaré e Grupo Aguilar Lima. Mais o apoio de FuWax, Surfland Brasil, Monster Energy, Governo da Bahia, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE), Conect Telecom, Sindicato Patronal de Hospedagem e Alimentação de Itacaré (SPHA), Conselho Municipal de Turismo de Itacaré (COMTUR), Câmara Municipal de Itacaré, ERTour e Associação de Surf de Itacaré. Com a Assessoria de Imprensa da CBSurf

7:05 PM  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


sao pedro